• Paula Martin

Natal Sustentável: escolhas conscientes que podem mudar o mundo

Será mesmo que esse ano serviu para pensarmos um pouco mais sobre o que consumimos, o que compramos?


Será que iremos entrar em 2021 um pouco mais CONSCIENTES do IMPACTO DAS NOSSAS ESCOLHAS como CONSUMIDORES e como seres humanos?


Foram tantas matérias falando sobre a conscientização do consumidor – será mesmo que a Pandemia mudou hábitos de consumo?

Será que estamos nos tornando CONSUMIDORES MAIS CONSCIENTES DO NOSSO IMPACTO e do PAPEL QUE TEMOS?



Será que ainda há tempo de mudar? Fico pensando quando me deparo, em plena pandemia, com cenas de pessoas aglomerando para comprar. Aliás, o verbo COMPRAR precisa ser substituído nesse natal, por AMAR & ABRAÇAR.


Precisamos realmente repensar nossas atitudes frente ao consumo, e frente a nós mesmos.

Quem somos nós? Será que somos quem gostaríamos de ser ou nos tornamos a versão preguiçosa daquilo que um dia esperávamos ser?



Vivemos o tempo inteiro preocupados com as coisas que não temos, com as que gostaríamos de ter, mas esquecemos de agradecer pelas coisas que já temos – será mesmo que precisamos de ainda mais tralha?


Que tal ao invés de sair por aí gastando o que temos e o que não temos para preencher o vazio de um ano que foi tão complicado para tantas pessoas, não aproveitamos o momento para compartilhar bons momentos com os que amamos (com responsabilidade, pois estamos no meio de uma pandemia)


O ato de consumir precisa ocupar uma função menos importante dentro de nossas vidas. Precisamos nos ocupar com outras funções não relacionadas com o ato de comprar, precisamos nos ocupar.

A sociedade está se individualizando, mas precisamos lembrar que somos seres que vivem em comunidade e precisamos focar mais no coletivo.


O futuro é pré-amado: reuse


Pensar mais no meio ambiente, pensar mais no coletivo, no circular.


Eu acredito que ainda dá tempo de mudar muita coisa. Principalmente, porque quando falamos em consumo, a parte que acredito que podemos mudar é a mentalidade do consumidor.


Precisamos aprender a consumir respeitando as necessidades do nosso Planeta e não apenas as nossas: os danos que a produção industrial e o atual comportamento de consumo que temos agora não podem ser os modelos que irão nos levar a um futuro sustentável.



O Planeta não tem recursos suficientes para dar conta de tanta produção.


A noticia boa é que nada é estático, tudo muda e sempre há tempo de mudar hábitos e escolhas, a vida não é estática, nossa rotina é moldável por escolhas que fazemos diariamente.


Podemos incorporar pequenas mudanças de hábito em nossa rotina, cada um no seu tempo, respeitando o seu processo, mas tendo em mente que cada mudança de hábito tem seu impacto positivo não apenas em nossas vidas, mas no Planeta como um todo.



Enquanto os próprios consumidores não verem a importância de suas escolhas como decisivas para mudar o mundo, continuaremos repetindo os hábitos que nos trouxeram aonde estamos e que irão garantir que não chegaremos muito longe.


E se 2020 não te fez repensar a vida em absolutamente nenhum âmbito, é melhor você repensar os seus valores como ser humano?



Será que não é hora de repensar nossas condutas e a forma como vivemos nossas vidas para conseguirmos continuar vivendo nesse Planeta que cuida tão bem da gente?


Vamos celebrar esse natal e refletir sobre o real sentido dessa data que acabou comercializada assim como todas as outras e se tornou apenas mais um motivo para consumir?



Posts recentes

Ver tudo

FACEBOOK

Informação é poder!

Por aqui compartilhamos  o que tá rolando pelo mundo e por um mundo mais sustentável.

INSTAGRAM

Espia no insta

o que estamos aprontando por aí

YOUTUBE

No nosso canal rolam vídeos, reportagens e entrevistas! Confere lá \o/

Nossas imagens falam mais que mil palavras

QUER FALAR COM A GENTE?

Manda um alô!

Obrigado por nos visitar! Este site foi feito à mão e 💚