Please reload

Mais artigos >>

O futuro compartilhado

July 29, 2018

 Sabemos que nossa forma de consumir e descartar e insustentável para ás pessoas e para o planeta. Somos responsáveis por tudo o que adquirimos, e, em algum momento, teremos de dar destino a essas coisas. Se agirmos de forma inteligente nessa hora, podemos redesenhar um futuro mais prospero. Com essa consciência, começamos a nos responsabilizar e valorizar nossos objetos mesmo quando não usamos mais, e, sendo eles itens reutilizáveis, podemos encaminha-los de forma a estender sua vida útil.

Usamos o Armário Coletivo como ferramenta para possibilitar a cultura do compartilhamento e da colaboração na prática e para mapear os hábitos de consumo da nossa cidade, Florianópolis. Propomos uma evolução cultural e entendemos sua complexidade, No entanto, sabemos que é preciso criar redes de colaboração, incentivar a reutilização e diminuir o consumo através do acesso, além de redefinir o sentido de comunidade.

Deixar objetos e roupas disponíveis a pessoas que você não conhece, num espaço de rua, revoluciona você e o seu entorno, porque colaboração não fala sobre carência, fala sobre potência. Para que alguém ganhe, ninguém precisa perder.

A revolução compartilhada e colaborativa está mudando de forma estrutural e irreversível a forma como as pessoas produzem, aprendem, consomem e reencaminham.

O Armário Coletivo do Rio Tavares é o maior da cidade. Ele gera uma economia de R$9,6 mil por mês por meio do compartilhamento. Está na rua há 11 meses. As pessoas que usam esse armário deixaram de gastar R$105,6 mil porque colaboram.

 

Os Armários Coletivos estimulam o cuidado com espaços públicos, fazendo com que as comunidades sejam mais sustentáveis. Temos exemplos de diferentes bairros de Florianópolis, como na Costa de Dentro, no sul da Ilha ou na Vargem Pequena, no norte. Em volta dos Armários amor e cuidado: alguém doa um banco, outro faz uma arte no muro, hortas urbanas, pessoas se mobilizando pelo bairro.

Esse movimento chega com força para pensarmos e agirmos de uma forma mais inteligente, mais ampla.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Nossa agenda é criativa e possui três linhas de ação!
MODA
MAKER
CONHECIMENTO
Nossos eventos são abertos, gratuitos e para todos!

Obrigado por nos visitar! Este site foi feito à mão e 💚

FACEBOOK

Informação é poder!

Por aqui compartilhamos  o que tá rolando pelo mundo e por um mundo mais sustentável.

INSTAGRAM

Espia no insta

o que estamos aprontando por aí

YOUTUBE

No nosso canal rolam vídeos, reportagens e entrevistas! Confere lá \o/

QUER FALAR COM A GENTE?

Manda um alô!